O técnico Jossivaldo Silva de Jesus que também faz parte da equipe da DIESP-SEHH-DED
|
Ao longo da história as pessoas com deficiências visuais, eram consideradas como incapazes de interagir, participar ativamente da sociedade. Viveram, então, um duro processo de desvalorização e de exclusão social.
Consideramos que as necessidades especiais não são propriedades ou exigências dos seres humanos, nem nascem com eles, mas se originam de um processo de produção material e social. O Núcleo da Deficiência Visual, atrelado à Divisão da Educação Especial, bem como ao Serviço de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, produziu material em Braille para os participantes da IV Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, que aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2016, no Hotel Orion, na cidade de Aracaju - Se.
Cláudia Vanessa Silva Régis Alves |
A técnica Cláudia Vanessa Silva Régis Alves realizou a digitação e a formatação para impressão Braille do Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146/2016, Regimento Interno e os Eixos da Conferência, sendo os mesmos revisados por Jossivaldo Silva de Jesus e organizados por Luciene dos Santos e Maria Genísia dos Santos.
O principal objetivo da produção deste material foi possibilitar que a inclusão aconteça em todos os setores, inclusive em eventos e ações, permitindo assim que as pessoas com cegueira possam participar, de forma efetiva, das leituras e discussões, uma vez que estes são sujeitos de direitos e deveres que devem ter igualdade de oportunidades na construção da cidadania.
As Técnicas Cláudia Vanessa e Luciene Santos da DIEESP-SEDH-DED
|
Equipe da DIEESP em atividade preparando o material para a conferência
|
As Técnicas Cláudia Vanessa e Luciene Santos da DIEESP-SEDH-DED
|
As Técnicas Cláudia Vanessa e Luciene Santos da DIEESP-SEDH-DED
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário